sexta-feira, 1 de outubro de 2010

O Mendigo Espiritual

POR: Charles Loreti

"Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?" Gálatas 3.3

Como alguns sabem sou socorrista do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, trabalho em uma ambulância de resgate (ASE – Auto socorro de Emergência) e desde os primeiros dias de plantão somos acionados para socorrer mendigos pela cidade maravilhosa. Alguns por que ingeriram bebidas alcoólicas e/ou drogas, outros pela debilidade física e outros tantos devido seu sistema imunológico ser muito baixo, pois possuem uma alimentação precária, quando as têm.
Pois bem, nosso personagem supracitado prefigura muitos crentes na igreja. O que não falta à igreja brasileira do tempo que chama hoje são crentes mendigos espiritualmente.
Uma rápida comparação entre o estado deplorado do primeiro personagem com nosso ilustre segundo personagem nos fará ver tal semelhança.
O primeiro dorme no banco da praça, o segundo, por fraqueza espiritual, dorme no banco da igreja; o primeiro tem uma alimentação hipotética, o segundo se alimenta de vez em quando lendo a Bíblia; o primeiro bebe de águas impuras, o segundo não tem procurado a água da vida para saciar sua sede, antes tem ingerido qualquer água contaminada (vivem o cristianismo sem Cristo); o primeiro, por falta de banho tem um odor fétido, o segundo é um sepulcro caiado; o primeiro não tem moradia, o segundo sofre de amnésia da casa do pai; o primeiro não cuida da aparência, o segundo, da mesma forma, vive relaxado com as atividades espirituais; o primeiro não tem compromisso com a ordem, o segundo, da mesma forma, não está nem aí para as ordenanças de Cristo; o primeiro não goza de saúde, o segundo não tem saúde espiritual, sua alma é raquítica; o primeiro não se importa com a sujeira a qual vive, o segundo tão pouco se incomoda com o lixo do mundo que o envolve e que muitas vezes é o seu habitat, o primeiro não é de falar muito, o mendigo espiritual também não gosta de falar muito (oração escassa); o primeiro gosta dos bombeiros, o segundo, bem? Não sei! Penso que sim; o primeiro vive de esmolas, o segundo... "pode orar por mim", "faz uma oração pra mim", só Lê a Bíblia quando outros leem; o primeiro se acomoda na maioria das vezes e não muda de vida, o segundo tem se acomodado com estilo de vida espiritual medíocre e pouco faz pra mudar o quadro.
Aquele que não tem atentado para sua vida espiritual, cultivando a comunhão com Deus, investindo em uma vida devociaonal com certeza tem experimentado uma vida espiritual de mendigança, uma vida deplorável e raquítica, começaram no Espírito e agora estão se aperfeiçoando na carne.
Sigamos o conselho do apóstolo Paulo: "Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado". Romanos 6:6

ps. Espero que o mendigo, o primeiro, não se ofenda com ao que o comparei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário