sábado, 1 de outubro de 2011

A Mensagem de Renovo Através do Nascimento de Jesus.

Por: Idauro Campos.


Introdução:

Quando estudamos sobre o nascimento de Jesus Cristo ficamos surpreendidos com a quantidade de significados implicados no evento. O nascimento de Cristo é o mais extraordinário evento histórico que se tem notícia, pois foi a manifestação do milagre da encarnação divina. Deus Filho mesmo sendo espírito (João 4.24), assumiu forma humana, veio ao mundo e andou sobre o mesmo por mais de 30 anos (João 1.14; Lc 3.23). O que poderia ser mais fantástico do que isso? O mundo fora visitado pelo Senhor! Os anjos entenderam o fato espetacular e foram tomados de imensa e comovente alegria (Lc 2.14)!

O nascimento de Jesus Cristo é uma portentosa declaração dos céus! Havia uma mensagem de renovação presente no fato. Que renovação era essa? Como podemos entendê-la?


1 - A Renovação da Aliança:


Quando o pecado entrou no mundo (Gn 3.1-7), dilacerou o relacionamento do homem com Deus. Havia uma aliança entre Criador e criatura. Deus criou o homem e, conferindo-lhe sua imagem e semelhança, o dotou de capacidades e responsabilidades (Gn 1.26-2.25). Estes são sinais da correspondência (Aliança) entre Deus e o homem. Mas, o pecado praticado por Adão, cabeça e representante de toda a humanidade, maculou o pacto e, como punição, o mesmo foi expulso da presença de Deus (Gn 3.22-24). Todavia, Deus ama o homem! E decide manter sua aliança. Para tanto, a renova, através de Noé, Abraão, Moisés, Davi e, sobre tudo, Jesus Cristo.

O nascimento de Jesus Cristo, portanto, é uma mensagem maravilhosa de que Deus não desiste de nós. O entristecemos no Éden, nos dias de Noé, nas rebeliões e murmurações no deserto, nas inconstâncias dos tempos dos juízes, nas apostasias do período monárquico, na corrupção pós-exílica, mas, a despeito de nossa obstinação em transgredir a lei de Deus, O Senhor nunca desistiu do homem, pois sabe que o mesmo precisa d’Ele.

Em Cristo Deus dá sua mais ousada mensagem de amor. Ele renova a sua disposição em chamar novamente o pecador para perto de sua presença. Poderia mantê-lo distante para sempre de sua presença, mas o quer por perto, pois é o alvo eterno de seu amor.

A Arca nos dias de Noé (Gn 6.14-7.24), as tábuas da Lei nos tempos de Moisés (Ex 20.1-17), a Reino Davídico (1 Sm 5.1-12), embora eficientes em muitos aspectos como símbolos de uma aliança que pontifica a boa vontade de Deus para com os homens, contudo, não foram suficientes para a plena salvação e restauração do mais amplo relacionamento e entre nós e Deus. Cristo foi, portanto, a oferta mais generosa e contundente de Deus. É a sua poderosa voz nos chamando de volta para perto. Jesus Cristo é a Palavra de Deus aos homens. É a Sua mensagem encarnada!


2. A Renovação dos Homens:




O Nascimento de Jesus também é uma mensagem de renovação dos homens. O apóstolo Paulo declara que “se alguém está em Cristo, nova criatura é. As coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17). O próprio Paulo é um exemplo disso. Vejamos sua trajetória em Atos 9. No início do capítulo ele é um sanguinário perseguidor da Igreja (vs 1-2), mas, ao se deparar com Jesus Cristo à caminho de Damasco, muda completamente, à ponto de Lucas, o autor do livro de Atos, encerrar o capítulo, apresentando-nos um novo Paulo, isto é, agora um apaixonado pregador do Evangelho de Jesus Cristo (vs. 20,22,28), aleluia! Somente Jesus Cristo muda assim a vida de alguém. O nascimento do Nazareno, então, é uma mensagem de que não precisamos nos contentar com a vida miserável que levamos. Não somos escravos de um destino cármico. Não precisamos continuar presos uma vida de derrotas e caos espirituais. Podemos mudar! Saulo de Tarso mudou! Maria Madalena mudou (Mc 15. 9)! Levi mudou (Lc 5.27-28)! Zaqueu mudou (Lc 19.1-10)! Os homens mudam quando se encontram com Cristo. E mudam para a melhor! Que maravilhosa notícia é essa!



3 - A Renovação do Cosmos:


Não apenas o gênero humano sofre os efeitos do pecado. Toda a natureza também os suporta. Lemos na Epístola aos Romanos que a “criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora” (8.22). O alcance do pecado foi cósmico. Toda a terra é maldita por causa do pecado (Gn 3.17-19). Dilúvios, saraivas, fomes, pragas, terremotos, guerras, mortes são expressões da maldição que sobreveio ao cosmos (mundo). O nascimento de Cristo, entretanto, contém uma mensagem de uma nova ordem. Uma nova realidade. Um novo tempo. Um novo Reino. Um novo mundo. Um tempo em que a morte será vencida, o pecado extirpado, um Reino inaugurado com um novo Rei entronizado e um cosmos restaurado. Uma nova era histórica será escrita e conhecida. Paulo fala de uma “convergência” do céu e da terra em Cristo (Ef 1.9), isto é, todas as esferas da criação serão redimidas e trazidas debaixo dos domínios de Cristo. Cristo é o centro de todo o universo (Ef 1.22). Este é o prêmio por sua obediência ao Pai (Fp 2.9; Hb 2.8). O mundo atual está perdido, mas não para sempre! Novos céus e uma nova terra nos aguardam (Ap 21.1-4). Jesus Cristo é o Rei que nasce para inaugurar este Reino (Is 9.6). O Reino Deus que começa a ser construído aqui, no coração dos homens e que progride para sua consumação na história. Um dia, Ele, o Rei, virá nas nuvens para definitivamente estabelecer o seu Reino (Mt 24.29-31, 25.31-34). O nascimento do menino em Belém aponta para estes novos tempos na história do mundo!


Conclusão:



O nascimento de Jesus Cristo é uma mensagem de renovação para toda a criação. Por causa d’Ele todos nós podemos ser pessoas transformadas. Pessoas de bem, do bem e para o bem! Não precisamos continuar a sermos os mesmos. Podemos confiadamente nos achegar diante do Senhor expor toda a nossa vida de fracassos e contradições, na certeza de que Ele nos ouvirá, entrará em nossa vida, mudará nosso destino. Os homens não estão perdidos para sempre. Há vida, solução e saída em Jesus Cristo!

Soli Deo Glória!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário