quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Livro: Reavivamentos: História, benefícios e relevância.





O livro é uma abordagem dos grandes avivamentos da História da Igreja, seus resultados e sua necessidade para a Igreja Contemporânea.

INTRODUÇÃO


            Estudar os reavivamentos é estudar a “história dos poderosos feitos de Deus”[1] em meio ao seu povo e também à sociedade. Destarte, não se trata apenas do interesse pelas experiências profundas e dramáticas de fé vividas por cristãos piedosos ao redor do mundo no decorrer dos séculos. Tampouco, se restringe aos inegáveis impactos sociais, resultados do fenômeno. Podemos observar e nos encantar com ambas as expressões e esferas. Reavivamento é mister à igreja e também à sociedade. As duas saem ganhando. A primeira, depositária do avivamento, é purificada, santificada e energizada, enquanto que a sociedade recebe seus reflexos, impactos e influências[2]. Afinal, os cristãos são atores sociais e atuam nos mais diversos segmentos da vida humana e quando atingidos por um despertamento espiritual passam a operar conforme a sensibilidade do Espírito de Deus em quaisquer lugares onde se encontrarem. De forma que o estudo dos reavivamentos espirituais no cristianismo deve ter dupla perspectiva: espiritual e histórica/ social. Dogmática e descritiva. Comprometida e científica. Confessional e fenomenológica.


[1] SPURGEON, C.H. Sermões do Ano de Avivamento. São Paulo: PES, 1994. P. 21.

[2] Hernandes Dias Lopes, escritor e pastor presbiteriano, nos lembra que “O genuíno avivamento reverbera sua influência para além das fronteiras da igreja. O avivamento bíblico vaza e transpira para fora dos portões da igreja e produz impacto e mudanças profundas na sociedade”. Cf. LOPES, Hernandes Dias. Pentecoste: O Fogo que não apaga. São Paulo: Candeia, 1999. p.74.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário