quinta-feira, 15 de abril de 2010

Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?

POR : CHARLES LORETI

E, naquele dia, sendo já tarde, disse-lhes: Passemos para o outro lado. E eles, deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia também com ele outros barquinhos. E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos? E ele, despertando, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E o vento se aquietou, e houve grande bonança. E disse-lhes: Por que sois tão tímidos? Ainda não tendes fé? E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? Marcos 4.35-41

Os discípulos se viram em uma grande situação de risco, crendo que até morreriam “...não se te dá que pereçamos?” Mas ao acordarem Jesus, pois este se encontrava dormindo em meio a adversidade, testemunharam o que os olhos humanos jamais tinham visto. Diante deste milagre eles fazem uma extraordinária pergunta: Quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem? Observando atentamente o Texto Sagrado conseguiremos responder a esta indagação, pois a Bíblia fornece subsídios para tal pergunta. Destacaremos ao menos três.

A primeira se encontra no próprio texto nos versos 37 e 38. “E levantou-se grande temporal de vento, e subiam as ondas por cima do barco, de maneira que já se enchia. E ele estava na popa, dormindo sobre uma almofada, e despertaram-no, dizendo-lhe: Mestre, não se te dá que pereçamos?” A situação em que os discípulos se encontravam era de caos. Uma situação que marinheiro, pescador ou velejador deseja nunca passar na vida. O mar hiper agitado, as ondas descontroladas no seu compasso, água entrando no barco, sensação de morte iminente, porém Ele estava lá mostrando que ele é aquele que estabelece ordem em meio ao caos. Qual é o seu caos? Desemprego? Filhos rebeldes? Perdas? Ele pode organizar e reorganizar sua vida.

A segunda é que ele é o mediador de uma nova aliança. Em Hebreus 8 relata a transição da velha aliança para a nova aliança. Com destaque para o verso 6 que diz: “Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas”. Tendo a velha aliança sido quebrada pelo homem, tornando-a inválida, esta caducou. Agora por meio de Cristo a nova aliança alcança validade, pois Cristo a seu tempo cumpriu a lei em nosso lugar, ou seja, no meu e no seu lugar .

E por último, respondendo a pergunta dos discípulos de quem é este que até o vento e mar lhe obedecem, a Bíblia responde que Ele é o salvador da humanidade. Em Atos dos Apóstolos 2.38, Pedro em seu discurso público nos diz a plenos pulmões: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo”. O apóstolo João em seu evangelho coroa este assunto com a mais famosa declaração de amor à humanidade: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Obviamente temos na Bíblia outros títulos dados a Cristo que responde bem a célebre pergunta dos discípulos, mas creio que estes três retratam bem a pessoa e a obra de Cristo, nunca se esquecendo da grande prova de amor que de Deus nos foi dada: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”. Romanos 5.8

Nenhum comentário:

Postar um comentário