I – Definição:
“O regime de governo eclesiástico conhecido como Congregacional
é um sistema onde cada congregação local é autônoma e independente”
II- Antecedentes Históricos:
A Fundamentação Bíblica da Forma
de Governo:
a) A Escolha dos diáconos ficou sob a responsabilidade da igreja
e não dos apóstolos: “Mas, irmãos, escolhei, dentre vós (At 6.3);
b) A decisão conciliar de Jerusalém obtém apoio da igreja:
“Então, pareceu bem aos apóstolos e aos presbíteros, com toda a igreja” (At
15.22);
c) A Disciplina Eclesiástica ensinada por Jesus Cristo considera
o parecer da igreja: “E se ele não os atender, dize-o à igreja, e se recusar
também ouvir à igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mt 18.17);
d) A Disciplina Eclesiástica ensinada por Paulo considera o
parecer da igreja: “Em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com
o poder de Jesus de Jesus nosso Senhor, entregue a Satanás para a destruição da
carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor” (1 Co 5.4 e 5);
III - O Congregacionalismo na
Inglaterra:
a) O Movimento Puritano- Movimento de Reforma que tentou
purificar a Igreja Anglicana (1534) dos “trapos do papismo”. Grupos de pastores
defendiam a autonomia das congregações (congregacionais ou independentes).
b) Em 1561 uma Declaração de Fé exortando à igreja de Jesus
Cristo a uma forma congregacional de comunidade de fé;
c) Em 1567 e 1568 comunidades com tais manifestações surgiram;
d) Richard Fityz é considerado como o mais antigo pastor de uma
igreja congregacional (1570);
e) Robert Browne é considerado o primeiro teórico do
congregacionalismo. Fugiu para Holanda por causa da perseguição religiosa e ao
lado de Robert Harrison, fundou comunidades independentes. Tais igrejas ficaram
conhecidas como brownistas. Morreu em 1633 ligada a Igreja Anglicana.
f) Em 1606 John Smith abandona o pedobatismo e batizando a si
próprio e alguns amigos começa, na Holanda, a linhagem histórica dos batistas.
g) Em 1616 é fundada em Londres uma Capela Congregacional tendo
com seu pastor Henri Jacob. Esta foi a primeira igreja congregacional da
Inglaterra que mantém suas portas abertas.
h) Em 1620 – Um Grupo imigrou para O Novo Continente (EUA),
fundando a primeira comunidade congregacional na América.
i) Apesar do congregacionalismo institucionalizado ter sua
origem na Inglaterra e exercer importante influência nos Estados Unidos da
América, não há relação Denominacional com o congregacionalismo brasileiro,
pois este se deve muito mais a um modelo de governo implantado nas Igrejas
Kalleyanas do que a qualquer outra relação. O próprio do Dr. Kalley não
empregará o termo “congregacional”. As igrejas fundadas por ele receberiam
apenas o nome de “Evangélicas” (exemplos da Igreja Evangélica Fluminense e da
Igreja Evangélica Pernambucana).
IV – Dr. Robert Kalley e o
Congregacionalismo Brasileiro:
a) Robert Reid Kalley nasceu em Monte Floridan (Escócia) em 08
de setembro de 1809 (filhos de Robert Kalley e Jane Raid Kalley);
b) De família presbiteriana, foi batizado com apenas 38 dias de
nascido;
c) Perdeu seu pai com 10 meses de vida e sua mãe com 6 anos;
d) Na adolescência e juventude torna-se ateu;
e) Aluno brilhante, com 16 anos de idade ingressou na
Universidade de Medicina e Cirurgia de Glasgow;
f) Aos 18 anos já tornara-se farmacêutico;
g) Em 1829, aos 20 anos de idade, diplomou-se em Farmácia e
Cirurgia na Faculdade de Medicina e Cirurgia de Glasgow (Escócia);
h) Em 1835 – A experiência com uma anciã enferma, porém piedosa
abala seu ateísmo;
i) Em 1836- Deseja ser missionário, mas foi rejeitado pela Junta
de Missões;
j) Em 1838 casou-se com Margareth Crawford;
k) Em 1838 torna-se doutor em Medicina (aos 29 anos de idade);
l) Em 27 de setembro de 1838 partiu com a esposa para a Ilha da
Madeira (tratamento de saúde);
m) Foi ordenado ministro do Evangelho em 1839; fundou escolas
bíblicas e nas consultas orava pelos atendimentos e colocava textos bíblicos
nas receitas médicas;
n) Promoveu uma obra filantrópica, educacional, médico,
hospitalar e farmacêutica;
o) Perseguição em 1841 – Iniciada por empregadores e médicos,
despertando a atenção da Igreja Católica;
p) Prisão em 1843-1844 e Expulsão em 1846;
q) Em 1850 morre sua esposa em Beirute (Líbano);
r) Em 1852 conhece Sarah Poulton em Beirute e se casam;
s) Em 1853 muda-se para os EUA e pastoreia uma igreja
presbiteriana de língua portuguesa;
t) Durante os anos de 1853-1854 tem acesso ao livro de Daniel
Kidder e toma conhecimento, então do Brasil (pág 102.).
u) Chegam ao Brasil (Rio de Janeiro) em 10 de Maio de 1855;
v) Mudam para Petrópolis em 07 de junho de 1855.
x) Ministram a primeira aula em 19 de agosto de 1855. Marco do
início da Escola Dominical no Brasil;
z) Batizam o primeiro brasileiro, Pedro Nolasco de Andrade, em
11 de julho de 1858. Fundação da Igreja Evangélica Fluminense (considerada a
primeira igreja evangélica brasileira e núcleo das Igrejas Evangélicas
Congregacionais em nosso país).
V – Contribuições dos
Congregacionais:
a) Democracia Eclesiástica
b) Prática do Exercício do
Sacerdócio Universal dos Santos
c) Valorização da diversidade
carismática
d) Autonomia absoluta da congregação
e) Contínua prestação de contas
VI – Destaques no mundo:
a)
“Os Pais Peregrinos”, como
ficaram conhecidos nas muitas levas de ingleses que refugiaram nas colônias
americanas e fundaram os Estados Unidos da América, eram congregacionais
calvinistas em sua expressiva quantidade;
b)
John Owen (1616 – 1683) –
Conhecido como o “Príncipe dos Puritanos”. Teólogo, com destacado papel na
literatura teológica protestante inglesa, no Parlamento e na Universidade de
Oxford.
c)
Jonathan Edwards (1703 – 1758) –
Conhecido como “teólogo do avivamento” e autor do conhecido sermão “Pecadores
nas mãos de um Deus irado”, foi pastor da Igreja Congregacional em Northampton
(Massachussetts).
d)
Peter Taylor Forsyth
(P.T. Forsyth. 1848 – 1921). Teólogo nascido na Escócia. Foi
pastor das Igrejas Congregacionais de Manchester, Leicester
e Cambridge.
e)
Charles Harold Dodd (C.H. Dodd. 1884 – 1973)-
Nascido no País de Gales. Teólogo e pastor congregacional em Warvick
(Inglaterra) e professor da Universidade de Cambridge. Dirigiu os trabalhos da
equipe de tradução da Nova Bíblia Inglesa.
f)
Organizaram instituições de ensino que se
tornaram importantes centros acadêmicos. As mais famosas são as Universidades
de Harvard e Yale.
g)
John Harvard (1607 – 1638) – Cujo nome ficou
associado à prestigiada Universidade de Harvard foi pastor da Igreja
Congregacional nos Estados Unidos da América.
h)
No Brasil, Robert Reid Kalley, conseguiu diante
das autoridades, o direito à celebração de casamentos e sepultamentos em
liturgias protestantes. Foi um marco dos direitos fundamentais e
constitucionais dos que viviam no Brasil na época do Império e não professavam
a fé católica.
i)
Também ministrava aulas em classes mistas
(brancos e negros) nas décadas de 1850/ 60 (mais de 20 anos antes da abolição
da escravatura em 1888) e proibia que os membros da Igreja Evangélica
Fluminense fossem senhores de escravos.
j)
Manoel da Silveira Porto Filho (1908 – 1988) -
Pastor Congregacional em Campo Grande (RJ). Traduziu diversos hinos para os “Salmos
& Hinos” (hinário congregacional brasileiro), além dos de sua autoria.
Presidiu a prestigiada Confederação Evangélica Brasileira, uma das mais
importantes instituições para-eclesiásticas do protestantismo brasileiro no século
XX.
k)
Henriqueta Rosa Fernandes Braga (1909- 1983) –
Musicista, regente, doutora em música. Autora do compêndio “Música Sacra
Evangélica no Brasil”, uma referência para os estudos da hinódia evangélica
brasileira. Foi a primeira mulher diplomada em música no Brasil pela Universidade
do Brasil (1934 – atual UFRJ) e a primeira evangélica com assento na Academia
Nacional de Música e a primeira congratulada com a medalha ASTER / ARTES da
Academia Brasileira de Letras. Ganhou a medalha “Silvio Romero”, entregue pela
prefeitura do Distrito Federal, ainda nos tempos em que a capital do Brasil era
o Rio de Janeiro.
Leituras Recomendadas:
Igreja Evangélica Fluminense. Escola Dominical / Histórico 1855
- 1932. Rio de Janeiro: Igreja Evangélica Fluminense, 1932.
BERNARDINO FILHO, M. Manoel da Silveira Porto Filho. Poeta,
Pastor e Mestre. Rio de Janeiro: UNIGEVAN, 2006.
CARDOSO, Douglas Nassif. Robert Reid Kalley: Médico -
Missionário e Profeta. São Bernardo do Campo: Edição do Autor, 2001.
----------------------------------- Sarah Kalley: Missionária
Pioneira na Evangelização do Brasil. São Bernardo do Campo: Edição do Autor,
2005.
DA ROCHA, João Gomes da Rocha. Lembranças do Passado. Rio de
Janeiro: Novos Diálogos, 2013.
FORSYTH, Willian B. Jornada do Império. São José dos Campos:
FIEL, 2006.
LLOYD - JONES, David Martyn. Os Puritanos: Suas Origens e Seus
Sucessores. São Paulo: PES, 1999.
LÈONARD, Èmile. O Protestantismo Brasileiro. São Paulo: ASTE,
2002.
PORTO FILHO, M. Congregacionalismo Brasileiro. Rio de Janeiro:
DERP, 1997.
MENDONÇA, Antônio Gouvêa. O Celeste Porvir:
Inserção do Protestantismo no Brasil. São Paulo: Edusp, 2008.
REILY, Duncan Alexander. História Documental do Protestantismo
no Brasil. 3ª edição. São Paulo: Aste, 2003.
SANCHES, Jesús Hortal. E haverá um só rebanho. São Paulo:
Edições Loyola, 1989.
SANTANA FILHO, Manoel Bernardino. 100 Anos de Ensino Teológico:
História e Missão do Seminário Teológico Congregacional do Rio de Janeiro (1914
– 2014). São Gonçalo: Editora Contextualizar, 2014.
SANTOS, Lyndon de Araújo (org.). Fiel é a Palavra: Leituras
históricas dos evangélicos protestantes no Brasil. Feira de Santana: UEFS
Editora, 2011.
Idauro de Oliveira Campos Júnior.
Professor de História da Teologia Cristã e História do Protestantismo Brasileiro. Pastor da Igreja Congregacional de Niterói (RJ) e Mestre em Ciências da Religião.
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